Quem não se assusta ao notar que está com queda de cabelo ou gostaria de ter cabelos mais fortes e vistosos?
A calvície ou alopecia androgenética é um problema que acomete mulheres e homens e não tem cura, porém tem controle.
Existem medicamentos que, se usados de forma contínua, vão manter os fios no couro cabeludo. Uma alternativa é a mesoterapia capilar e o laser com drug delivery, que vão causar uma vasodilatação no couro cabeludo, aumentando assim, a nutrição do folículo.
A mesoterapia capilar consiste na aplicação de ativos no couro cabeludo. Um ponto legal é que, na mesoterapia, as medicações são entregues em micro doses diretamente onde queremos que elas ajam diminuindo, assim, diminuindo o risco de efeitos colaterais quando comparada ao uso das medicações por via oral. É uma forma bem eficaz de devolver a saúde dos cabelos. Por serem aplicadas diretamente no couro cabeludo, os resultados são potencializados e já visíveis depois da terceira sessão (dependendo de cada caso).
O Laser Lavieen pode ser uma ótima forma de tratamento. Esse procedimento, quando realizado na região do couro cabeludo, aumenta o fluxo sanguíneo na região, o que leva os folículos capilares a receber mais nutrientes. Assim, os fios ficam mais vistosos e têm o crescimento estimulado.
A queda de cabelo pode dar medo e fazer com que a gente tome decisões precipitadas que não levam a uma melhora significativa e podem até piorar o quadro.
Algumas atitudes que te afastam da solução ao invés de te aproximar dela. São elas:
- Automedicação: o risco da automedicação é alto, já que o paciente pode acabar piorando a situação ou retardando o início do tratamento, que de fato fará efeito.
- Excesso de produtos: tentar diferentes abordagens com produtos e químicas sem orientação adequada acaba trazendo mais danos aos fios.
- Lavar os cabelos com menos frequência: esse é um mito que tem efeito contrário na queda de cabelo. Lavá-los menos vezes não vai diminuir a queda. Enquanto o acumulo de sebo no couro cabeludo pode piorá-la.
- Não consultar um dermatologista: Sem dúvida o pior erro de quem tem queda de cabelo é não procurar um dermato. Ele é o profissional qualificado para identificar as possíveis causas do quadro e indicar qual o tratamento adequado para cada paciente. O diagnóstico correto é essencial para tratar corretamente a queda do cabelo e ainda evitar efeitos colaterais indesejados.