A palavra skincare é usada para denominar a rotina, os passos e os produtos usados no cuidado diário com a pele. A derme é o maior órgão do corpo humano, protegendo nosso corpo de agentes externos, como os raios ultravioletas (radiação UV), substâncias tóxicas e poluição. Assim, criar um ritual de cuidados com a pele é mais do que uma questão estética, é saúde.
Para cada tipo de pele existe uma recomendação específica de rotina de skincare. Por isso, é importante que você conheça sua pele para saber qual o produto mais indicado para cuidar do seu rosto. Os principais tipos de pele são:
- Pele normal: tem pouca oleosidade ao mesmo tempo em que não é ressecada; assim, essa pele não tem brilho e apresenta uma textura saudável, com poros pequenos e pouco visíveis.
- Pele seca: esse tipo de pele não retém muita água e, por isso, é mais sensível à vermelhidão ou descamação, além de ter poros pouco visíveis e não ter luminosidade.
- Pele oleosa: produz mais sebo do que o normal, por isso, é mais brilhante e espessa, além de apresentar mais acne, cravos e espinhas, já que os poros são dilatados.
- Pele mista: esse tipo de pele apresenta oleosidade na zona T – testa, nariz e queixo – e ressecamento nas bochechas.
Para qualquer skincare, o primeiro passo básico é consultar um dermatologista. Apenas ele é capaz de indicar os produtos corretos para o seu tipo de pele e para os resultados que você deseja.
Listo aqui os passos básicos para um skincare:
- Limpeza: Usar sabonete com PH semelhante ao da pele e retirar impurezas como maquiagem, suor ou produtos noturnos
- Hidratação: hidratar a pele é fundamental, por isso mantenha a hidratação a noite, após a limpeza, e pela manhã também.
- Proteção Solar: todos os dias aplique protetor solar pela manhã e reaplique durante o dia, mesmo que não esteja exposto diretamente ao sol.
Cuidados com o tempo: usar séruns biorejuvenescedores e vitamina C (antioxidante), além de ácidos e outros produtos de acordo com a indicação do seu dermatologista para uma rotina que favoreça sua pele.